segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Em campanha por um bem viver


Nós do MDGV estamos em campanha  junto com Transition Towns. 

Queremos despertar a atenção de quem circula pela Granja para os pontos históricos e geográficos importantes que ainda existem.

Queremos que a consciência do preservar seja acessada e usada e com isso pretendemos  manter a  qualidade de circulação, de respiração  e de visual que ainda temos. Vamos cuidar para que os espaços da fauna sejam mantidos.

Muitos miquinhos,  capivaras, esquilos e pássaros de muitas espécies merecem que sinalizemos sua presença. Urge que motoristas  saibam que por aqui as ruas são atravessadas por eles, especialmente à noite.

Já sabendo que o nosso sistema consumista mundial vai precisar de um novo planeta lá por 2030  que tal prestarmos atenção no nosso entorno mais próximo para vermos  o que temos a preservar ?

Já que queremos estar vivos e  com qualidade de  vida  e convívio  entre todos os seres,  temos que encarar esse crescimento de frente. A saída da pobreza é muito  louvável  e a  entrada de  muitos no mercado de consumo é ótima  para a economia  mas a armadilha do  consumismo  exagerado está muito presente. 

Crescer sustentavelmente  é  a saída? Como?

Mudando modelos. Conservado o que se tem. Consumindo conscientemente. Cultivando em nosso quintal em nossos canteiros urbanos, solidarizando o comércio, promovendo trocas... Buscando as qualidades do Bem Viver  já tão falado  por grandes pensadores e filósofos da contemporaneidade,

A  qualidade de nossa existência depende ...de nós mesmo! Temos que escolher o que consumir. Mudar padrões. Não aceitar o que nos é imposto como verdade. Raciocinar. Conhecer. Reconhecer e Agir.

Progredir, desenvolver, expandir, prosperar, crescer, e ao mesmo tempo conservar  a  qualidade do  meio ambiente e  a vida de vegetais e outros  seres animais  necessita  aceitar  o desafio  e  analisar o  para quê  desse  crescimento e a que preço.  Afinal  células cancerosas  também querem crescer e  a qualquer custo!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário