domingo, 14 de outubro de 2012

PONTOS GEOGRÁFICOS A ASSINALAR


 

A Granja Viana está inserida na região da  Bacia do Baixo Cotia  que abrange  cinco municípios: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Jandira e Vargem Grande Paulista. A área total da Bacia é de aproximadamente 243,7 km², dividida em duas porções com características peculiares em relação às suas diferenças fisiográficas e de estado de conservação ambiental: Alto e Baixo Cotia. Na  região do Alto Cotia há poucas  interferências antrópicas, por estar lá localizada a  Reserva Florestal do Morro Grande, que possui grande importância biológica e um dos maiores remanescentes florestais do Planalto Atlântico Paulista. Além da importância da floresta, a região do Alto Cotia contém o Sistema Produtor de Água Alto Cotia, que é atualmente responsável pelo fornecimento de água para cerca de 500 mil habitantes da Grande São Paulo.

Na região do Baixo Cotia onde está a Granja,  o cenário se apresenta de forma diferente, devido  às  insuficiências  nas ações para proteção ambiental e para o  planejamento no uso e ocupação do solo na Bacia, os corpos hídricos deste sistema sofreram intenso processo de contaminação em suas águas, especialmente o Rio Cotia, que é o rio principal da Bacia.
Identificar os cursos dágua e as nascentes  que abastecem o Rio Cotia é uma das metas deste projeto.
O Córrego Poscium que passa pelo centro comercial tradicional da Granja passa em geral despercebido e parece ser apenas um canal receptor de águas pluviais. Sua identificação fará com que haja interesse da população em mantê-lo limpo e vivo.

Assim também há Áreas de Preservação Permanente- APP -  e Áreas de Preservação Ambiental – APA –  que precisam ser identificadas .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário