sábado, 6 de outubro de 2012

CARACTERÍSTICAS DA GRANJA


O bairro  conta com  algumas  opções de cultura e lazer, porém sofre com o crescimento acelerado e vê seus espaços serem ocupados, trazendo a necessidade sempre crescente do uso do automóvel, apresentando assim uma desumanização dos locais públicos, problema que este projeto pretende  minimizar.

Ladeada por remanescentes  de Mata Atlântica  a Granja  possui uma série de condomínios e residenciais fechados de médio e alto padrão distribuídos entres bosques pela região. 

Mas, convivem com essa situação privilegiada muitos bairros ainda sem infreestrutura básica e toda a região carece de muitos benefícios como saneamento e fornecimento adequado de sistema de locomoção. 

Pela própria origem de terras de propriedade  particular, o conceito de moradias que prevaleceu foi  com terrenos amplos e casas de alto padrão com lotes não inferiores a 500m2;  mais recentemente vem recebendo investimentos de ordem social com a implantação de loteamentos em áreas de interesse social, o que vem trazendo uma grande diversificação sócio-econômica na população.

A crescente explosão imobiliária e a criação de  condomínios residenciais e comerciais tem trazido para a Granja um afluxo de pessoas de São Paulo e outras cidades  trazendo assim o perigo da descaracterização do lugar que corre o perigo de ser apenas mais uma região da metrópole a perder sua identidade e história, como vem ocorrendo com outras.

Tendo em vista o desenvolvimento do bem estar e do bem viver para a população como um todo,este projeto   propõe  que os locais históricos ou de interesse geo-ecológico sejam identificados  para que todos indistintamente  possam sentir-se parte do lugar,  percebendo que apesar do foco de investimento imobiliário ser a construção de Shoppings Centers e Centros Empresariais com "open malls", há a preocupação de que a rua e os logradouros públicos sejam valorizados e humanizados para que a população possa deles usufruir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário